segunda-feira, junho 18, 2007

E se os gelos derretem mesmo?....

Como já deves ter ouvido falar um dos grandes problemas do nosso Planeta é a Poluição que está a levar ao Aquecimento da Terra, derretendo os gelos dos pólos...

No dia 1 de Março arrancou o Ano Polar Internacional, a maior colaboração científica internacional dos últimos 50 anos, centrada nos efeitos deste aquecimento, denominado: aquecimento global!


Se todo o gelo da Antárctida se derretesse, o nível dos mares subiria uns 80 metros. Adeus Lisboa, Londres, Nova Iorque... A cabeça do Cristo Rei, em Almada, poderia ainda ficar de fora de água, pois está 113 metros acima do nível do mar. O mundo tornar-se-ia mais azul, certamente, mas as grandes cidades, onde vive a maior parte da população mundial, ficam sobretudo em zonas costeiras. E essas ficariam debaixo de água...

Este é o principal motivo pelo qual o início do Ano Polar Internacional, que se iniciou dia 1 de Março, é um assunto que diz respeito a toda a gente, em todo o mundo. Os pólos são talvez o factor estabilizador do clima mais importante do planeta, e são os locais da
Terra onde os efeitos do aquecimento global se fazem sentir mais e mais depressa.

“As alterações climáticas têm de ser a preocupação número um para o futuro próximo durante este século. Por causa da importância desta região, pode-se fazer aqui investigação vital, nos oceanos e em terra”, disse o ministro da Ciência britânico, Malcom Wicks, durante a visita que fez à estação científica da British Antarctic Survey em Rothera, perto da ponta da Península Antárctida, o dedo de gelo que se estende na direcção da América do Sul.

Deixo-vos agora uma imagem da zona Centro do nosso país, projectada pelos investigadores ambientalistas, onde se pode ver como ficará Portugal antes do ano de 2100 se nada se fizer para parar o AQUECIMENTO GLOBAL!

(A linha branca no mapa representa o nosso país hoje, ou seja, neste momento tudo para dentro da linha barnca ainda é terra, cidades, casas... Como podes ver tudo isto irá desaparecer!!!Portugal vai ficar reduzido a metade!!!)
Links (onde encontras muitas informações interessantes - vê com os teus pais, será mais fácil entenderes):

- Comité Português para o Ano Polar Internacional 07/08

- as vossas escolas deveriam aderir ao Projecto Latitude60!

Agora deves estar a perguntar-te, mas o que posso eu fazer para mudar tudo isto???

Bem, a resposta já foi aqui dada, dia 17 de Abril, quando foi colocado no Blog, na secção "Conselhos" o tema POUPAR ENERGIA!!!

por isso, clica já:

- post Poupar Energia

Sem comentários: