quarta-feira, março 31, 2010

Reflexão Torregri 2

.
Decorreu no passado fim-de-semana, em Lousada, o Torregri 2, para Cadetes A/B. O segundo momento de maior importância para os nadadores deste escalão.

Os Cadetes B nadam pela segunda vez as distâncias de 200 Livres e 100 Estilos em competição, onde se prevêem substanciais melhorias, enquanto que os Cadetes A competem nos 400 Livres e 200 Estilos, provas bastantes exigentes a nível físico e psicológico na Natação Pura Desportiva. Após esta competição há lugar à selecção dos 18 melhores rapazes e raparigas para integrarem o 2º e último Estágio/Acção de Formação da ANNP da época - momentos de convívio e aprendizagem.

E, em parte, tudo decorreu dentro do normal.
26 provas nadadas:
- 18 Recordes Pessoais
- 5 provas estreia
- 3 marcas não melhoradas.

Não temos portanto tempos melhorados em todas as provas nadadas.

Porquê? Fácil.

Em Dezembro e Janeiro estivemos bastante tempo parados. Depois estivemos um mês a treinar "fora de casa".

E o que é isso fez?
Fez com que se verificasse uma quebra no normal decorrer da época desportiva. Recomeçamos praticamente do zero. Retomamos à "Casa Partida". E o Torregri 2, assim como o anterior Torneio de Preparação 2, deixa de ter a mesma prioridade a médio/longo prazo para o Treinador, que tem como objectivo principal o estado dos seus nadadores no fim da época desportiva.

E quando assim é, quem já detinha resultados e prestações de relevo (Alexandra Castro, Alexandre Carvalho, Diogo Vilaça, Maria Leonor Valente,...) fica em maiores dificuldades para se preparar para as competições da forma como estava quando realizou os tempos anteriores. E o factor psicológico em competição também terá a sua quota parte da culpa. Ainda assim estes nadadores atingiram recordes pessoais (com grandes melhorias por exemplo aos 400 Livres!), competiram ao seu melhor, empenharam-se, tiveram novas experiências. E se ficaram insatisfeitos, melhor! Irão aplicar-se mais e o futuro será risonho!

Quanto à prestação da equipa de forma global só há coisas boas a referir!

Estreias de Leonor Barroso (B) e Tiago Alves (A) com boas provas.




Alexandra Ferreira a demonstrar boa evolução principalmente aos 200 Livres (118%).





Gonçalo Pizarro volta a ser o nadador com maior evolução (132% nos 200 Livres - de 3:54,85 para 3:24,66 e 130% aos 100 Estilos).










Mas seguido de perto por João Lima com 131% de melhoria no seu tempo aos 100 Estilos (de 2:00,92 para 1:45,64) e 129% aos 200 Livres (de 3:51,35 para 3:23,67).









Agora passamos por um Período de Transição na nossa preparação, nestas férias escolares da Páscoa, retomando depois a preparação mais específica para a próxima competição, o Torneio de Fundo, onde os Cadetes B nadam os 400 Livres e os Cadetes A os 800 Livres, em 29 e 30 de Maio.

Parabéns a TODOS pelo empenho até este TORREGRI 2, e continuem com Força de Vontade, pois os vossos objectivos serão atingidos!

Brevemente: Reportagem Fotográfica da competição

Sem comentários: