terça-feira, janeiro 29, 2008

O derradeiro Homem

.
O que provocou o facto de os humanos serem os últimos sobreviventes?
Pensávamos que sabíamos como tinha começado a humanidade. Estávamos errados. Uma nova geração de cientistas está a descobrir novas pistas num mistério que atravessa o globo e que se estende por milhões de anos. As suas descobertas estão a reescrever profundamente a história do homem. Desde gigantes de tamanho e força incertas a humanos pré-históricos com metade do tamanho de um homem actual, os cientistas estão a reconstruir épocas no tempo para descobrir muitas espécies diferentes lutando pela sobrevivência simultaneamente. Assim, como e porquê, sobreviveu a raça humana a todas as experiências a que a natureza nos sujeitou? Combinando ultramodernas técnicas tridimensionais, reconstituições e contributos de especialistas, a National Geographic leva os espectadores desde a Indonésia dos nossos dias até à Europa pré-histórica e às planícies Africanas numa missão de descobrir o que provocou o facto de os humanos serem os últimos sobreviventes.
Repetição: Segunda-feira 4Fev - 16h

Ciência da Animação

.
Este fantástico documentário segue um pequeno grupo de jovens e talentosos animadores, enquanto procuram a oportunidade das suas vidas - produzir um pequeno filme de animação utilizando a tecnologia normalmente usada nos estúdios de Hollywood - e de graça!

Repetição: Domingo 3 Fev - 14h00

Venenos da Natureza

.
Alguns dos mais terríveis venenos da Natureza!
Os venenos da Natureza, quer de animais quer de plantas têm por vezes terríveis poderes. Este documentário revive as arrepiantes experiências de pessoas que escaparam com vida a encontros com alguns dos mais mortíferos venenos da natureza e descobre como as modernas tecnologias utilizam alguns desses venenos para antídotos.

Repetição: Quinta-feira 31 Jan - 15h55


O maior navio de cruzeiro do Mundo!

.
Um navio de cruzeiro maior do que o Queen Mary II? Parece impossível, mas o "Royal Caribbean´s new Freedom of the Seas" nas suas 160 mil toneladas é o maior navio de passageiros do mundo. Um documentário que nos leva aos bastidores da construção deste gigantesco navio de cruzeiro!

Algumas fotos do navio:
1 - 2 - 3 - 4

As Baleias Assassinas de Monterey Bay - hoje

.
As baleias assassinas suscitando tanto medo como afecto, têm inspirado desde contos de marinheiros do século XVIII até filmes e oceanários dos nossos dias.
Estudos científicos feitos no seu habitat natural têm vindo a revelar a baleia assassina como um mamífero altamente inteligente com uma vida social bem mais rica e complexa do que alguma vez alguém imaginou.
O santuário marinho de Monterey Bay, na Califórnia, é o campo de caça para uma raça de baleias assassinas que exemplifica claramente o seu papel como o principal predador dos oceanos. Estes são os caçadores-mamíferos conhecidos como ´transitórios´, que raras vezes se deixam avistar. Caçando e deambulando ao longo de grandes distâncias em pequenas unidades familiares, as ´baleias assassinas transitórias´ olham umas pelas outras e são geneticamente diferentes de outros tipos de baleias assassinas. A National Geographic apresenta um olhar fascinante sobre a vida destes magníficos e esquivos predadores.

77% das mortes infantis evitáveis

.
Estudo revela Portugal no penúltimo lugar em qualidade de segurança infantil.

No estudo da Aliança Europeia para a Segurança Infantil (AESI), Portugal ficou em penúltimo lugar nos 18 analisados quanto à mortalidade de crianças em acidentes. No caso português, três em cada quatro mortes entre os zero e os 19 eram evitáveis e a maioria dos acidentes ocorre em casa, por falta de cumprimentos de regras básicas de segurança.

Em 2001, das 731 crianças que morreram em Portugal, 560 poderiam estar ainda vivas se as medidas de precuação fossem levadas a cabo. Isso faz com que 77% das mortes sejam consideradas evitáveis.

Cerca de 40% por cento dos acidentes que levam à morte de crianças ocorrem em casa e poderiam ser evitados se fossem cumpridas algumas regras básicas de segurança infantil, de acordo com a DECO.

A DECO promoveu, hoje, uma visita a um protótipo de lar seguro para explicar algumas dessas medidas, tais como colocar cancelas em escadas, protecções em tomadas ou fechos e tampas em produtos.

Fonte: SicOnline

sexta-feira, janeiro 25, 2008

Reportagem Natacao

.
Nao percas, este Domingo, na RTP2, pelas 15h, a reportagem do II Meeting Internacional da Povoa, que decorreu no passado fim de semana.

Tres nadadores Juniores conseguiram minimos para os Campeonatos da Europa, bateram se alguns recordes do Meeting e alguns nadadores portugueses estiveram em destaque.

O Meeting da Póvoa de Varzim contou com a participação de 362 nadadores, em representação de 56 clubes, oriundos de Espanha, República Checa, Itália, Estados Unidos e Portugal, e uma selecção júnior de Israel.

terça-feira, janeiro 22, 2008

5ª feira na TV

.
A EVOLUÇÃO DO DRAGÃO COM PENAS.
A descoberta de fósseis que nos levam às origens dos pássaros dos nossos dias

Um fascinante documentário que segue os trabalhos dos paleontólogos na bacia de Changma na remota China do Norte. Um local que possui inúmeros fósseis que ligam a evolução dos dinossauros aos pássaros modernos...






SOBREVIVER AO EVERESTE.
Sinta o perigo e o drama do Evereste.
Junte-se aos filhos de três pioneiros do Evereste, Hillary, Norgay e Bishop e acompanhe uma extraordinária expedição de regresso para enfrentar as montanha e a sua relação complexa com o legado dos pais. Sinta o perigo e o drama do Evereste, como a equipa enfrentou o mau tempo, combateu doenças e inesperadas derrocadas e o susto causado por uma grande bola de gelo. Subindo cada vez mais alto, os homens enfrentam incríveis testes de sobrevivência para alcançar o pico e comemorar os feitos surpreendentes dos seus pais.
Repetição: 6ª - 25Jan às 16h

segunda-feira, janeiro 21, 2008

Wyland, o pintor de gigantes - 4ª feira

.
Siga o pintor náutico Andrew Wyland em busca das baleias azuis pela costa mexicana
Neste fascinante documentário vamos seguir o artista náutico Andrew Wyland em busca de baleias azuis no pitoresco mar de Cortez na costa do México.
Wyland planeia pintar um retrato gigante de uma delas numa lona de cerca de trezentos metros de comprimento ao longo da praia de La Paz.


Sobreviver ao Alasca - amanhã

.
A história do Alasca, um refúgio primitivo onde todos os dias os milagres acontecem e os predadores lutam para sobreviver..
É um local mágico mas também proíbido. Um dos últimos locais selvagens da América do Norte ainda não atingido pela civilização: o Alasca. Neste mundo antigo, de água, luz e de uma extraordinária beleza natural, apenas os mais determinados conseguem sobreviver.
Gelado no inverno e infestado de mosquitos no Verão, não é lugar para os de coração fraco. Mas no Alasca o que é verdadeiramente inóspito para os humanos é um porto de abrigo para alguns dos maiores predadores da América do Norte.
Repetição: Quarta, 23Jan - 16h

sábado, janeiro 19, 2008

Barbatanas

Semana 21 a 26 Jan 08
2ª, 5ª e Sábado

Treino de Sábado

.
Decorreu hoje mais um animado treino dos Cadetes do CFP, que terminou com a realização de partidas nos blocos, já colocados na piscina de 50m!

A foto aqui colocada não é do treino de hoje mas sim do primeiro treino de Sábado de 2008, onde os Cadetes que participaram no Estágio 1 exibem as toucas que lá "ganharam"!


nadadoresestágio.bmp

sexta-feira, janeiro 18, 2008

Nevado del Huila entra em erupção

.
Cerca de oito mil pessoas foram deslocadas, de urgência, após duas erupções do vulcão Nevado del Huila, no sul da Colômbia, que provocaram avalanchas no rio Páez e no Magdalena.

A população foi surpreendida pelo início da actividade do vulcão com mais de quatro mil metros de altura. O vulcão espalhou cinzas num raio de vários quilómetros!

A primeira erupção aconteceu na noite de terça-feira e uma série de sismos antecedeu a segunda, cerca de quatro horas mais tarde, por isso os grupos de emergência de vários municípios alertaram os habitantes, principalmente das áreas ribeirinhas.

Há cerca de 500 anos que não eram registados comportamentos anómalos no vulcão!


Siconline

segunda-feira, janeiro 14, 2008

China revelada

.
Descobre as raízes da China
Pela primeira vez nos seus 5000 anos de história, a China, a mais antiga nação sobre a Terra abre as suas portas ao resto do mundo. Neste documentário onde um jornalismo criterioso se alia a espectaculares técnicas fotográfias, descubra as raízes da civilização chinesa e a cultura através de histórias de várias pessoas, na companhia do actor James Spader.

Repetição: Segunda 21 Jan - 13h

Tubarão Sónico

.
O que terá causado a mudança tão súbita dos hábitos dos tubarões brancos na "Baixa Califórnia"?
O operador de câmara Bob Cranston passa a maior parte do tempo perto dos mais perigosos predadores dos nossos oceanos - e descobre que algo de muito estranho está a acontecer. Ao largo da costa da "Baixa Califórnia" grandes tubarões brancos estão a congregar-se em águas de pouca profundidade e não se estão a alimentar das suas presas habituais, os leões marinhos. Nas frias águas do noroeste do Pacífico, tubarões de seis guelras começam subitamente a caçar em águas com menos de 15 metros de profundidade, aterrorizando turistas no popular Aquário de Seattle e surpreendendo os cientistas. O que terá causado a mudança tão súbita dos hábitos destes predadores? Cranston tem uma teoria, mas precisa de se aproximar ainda mais dos tubarões para resolver o mistério. Por isso, para este programa, Cranston desenhou de propósito um tubarão sónico-um aparelho para atrair os tubarões para a sua câmara - enquanto ele mergulha entre eles... sem jaula!
Repetição: Sexta 18 Jan - 16h

No interior do Tornado

.
Neste programa, uma equipe de caçadores de tempestades e fotógrafos patrocinados pelo National Geographic conseguem colocar um mecanismo blindado com câmaras na trajectória de um tornado perto de Manchester, em Dakota do Sul. O dispositivo, um aparelho parecido com uma tartaruga, é destruído segundos após a chegada do tornado. Durante a mesma expedição o tornado atinge uma das sondas deixadas pelo caçador Tim Sâmaras 70 segundos após ela ser posicionada. A tempestade causa uma incrível queda de pressão de 100 milibares - a maior já registrada - e prossegue com a destruição de uma fazenda de dois andares a apenas 12 metros de distância.

Acompanhe esta dramática história da ciência em campo e os extraordinários resultados da perseguição apaixonada de Sâmaras à ciência dos tornados.

Quando o bambu floresce

Um excelente documentário que nos mostra o que normalmente acontece depois da floração de bambús numa região a Norte da Índia.
Segundo um velho ditado de uma tribo a Norte da Índia, quando os bambús florescem segue-se um periodo de fome e destruição. O estranho fenómeno da floração de bambús é único a Norte da Índia, que é uma região de vastas plantações. Depois de um maciço ciclo de floração os bambus produzem grandes quantidades de sementes que são uma boa fonte de alimento para as ratazanas que quadriplicam a sua reprodução. Sem nada para comerem os ratos destroem as plantações das aldeias.
Repetição: Sábado 19 Jan - 19h

24H com o Metro de Dehli

Uma viagem ao Metro de Dehli
O que acontece entre a construção e o funcionamento de um dos melhores sistem
as de transporte rápido de pessoas do mundo? E como é que ele conseguiu alterar a paisagem de Delhi e a mentalidade do povo?
Um documentário que não é apenas um filme mas também um retrato da própria cidade!...

Mais cem!

.

4800..bmp

domingo, janeiro 13, 2008

À procura do Jaguar

.
Segunda - 14Jan - 20h50
Sob a luz ténue da floresta vive uma das criaturas mais poderosas ao cimo da terra.

A sua capacidade de matar as presas com uma simples dentada esmagadora torna o jaguar um dos mais temidos e respeitados predadores das Américas... No entanto, é um animal de que surpreendentemente sabemos tão pouco.
Durante mais de vinte anos, o Dr. Alan Rabinowitz, da Wildlife Conservation Societi, alimentou uma obsessão para salvar o jaguar, o mais misterioso dos grandes gatos. Esquivo como um fantasma da floresta, esconde os seus segredos num mundo de sombras. Mas salvar um animal tão esquivo como o jaguar requer uma ferramenta pesada... levar os investigadores aos seus limites.


Barbatanas

Semana de 14 a 19 Janeiro 08

3ª, 5ª e Sábado.


A História da Índia - hoje 21h00

.
Com o selo da BBC e no ano do cinquentenário da independência da Índia, Michael Wood leva-nos numa fascinante viagem através deste misterioso país, a fim de descobrir as paisagens e os sons, as mais recentes descobertas arqueológicas e a história dramática de uma das mais antigas e ricas civilizações do mundo.

Pátria de mais de um quinto da população mundial, a Índia foi berço de uma das mais antigas e influentes civilizações do planeta, de quatro religiões e da maior democracia do mundo. Agora que a Índia se proclama um gigante global, Michael Wood traça as raízes da Índia actual sobre a incrível riqueza do passado.
Desde Khyber Pass e dos Himalaias até às florestas tropicais do Sul da Índia, este olhar à história indiana proporciona retratos vivos das diversas regiões e culturas da Índia e também a algumas das maiores figuras da sua história como Budha, Ashoka, Samudragupta e Akbar, Nehru e Ghandi. Explora também a maneira como as ideias e invenções indianas moldaram a história do mundo e como algumas das suas conclusões acerca da natureza da civilização não perderam importância nos dias de hoje.

Corrida ao Ártico - hoje às 13h45

.
As alterações climáticas e os seus efeitos
Os cientistas vaticinam que no final do século o gelo polar derreter-se-á completamente.

Enquanto uns avisam que esta mudança climática terá provavelmente efeitos catastróficos sentidos em todo mundo, outros olham para o aquecimento global como uma oportunidade...
Um excelente documentário que nos fala dos efeitos catastróficos do aquecimento global.

sexta-feira, janeiro 11, 2008

Televisão de Qualidade

.
Apesar de ser cada vez mais difícil ainda há programas televisivos de qualidade.

Procurarei colocar no nosso blog informações relativas a programas que valham a pena assitir, pois dão-nos mais conhecimentos!

Deixo aqui um apelo aos pais, para que também direccionem os vossos filhos para programações educativas, construtivas e formadoras, num Mundo cada vez mais "difícil".


tv.bmp

Qualquer ajuda será bem-vinda, se tiveres conhecimento de algum programa interessante que vai passar na TV avisa!

O primeiro programa será anunciado brevemente,

Fica atento!



quinta-feira, janeiro 10, 2008

Piscina de Pequim pronta


As piscinas dos próximos Jogos Olímpicos, a realizar em Pequim, já estão prontas!

O complexo tem o nome "Water Cube", ou em português - Cubo de Àgua - já que foi construído de forma a que tenha essa aparência!

O "Cubo de Àgua" vai receber de 31 de Janeiro a 5 de Fevereiro a primeira competição, chamada "Good Luck Beijing2008 Swimming China Open", que é uma preparação para os nadadores e organizadores dos Jogos Olímpicos. Claro que a Selecção Portuguesa vai participar.

Algumas curiosidades:
- lotação de público permanente: 6,000 lugares
- lotação de público temporário para os Jogos: 11,000 lugares
- número de lugares para ver Natação nos Jogos Olímpicos: 17,000!
- início da obra: 24 Dezembro 2003

Links:
- Várias fotos das piscinas
- 2 fotos reais das piscinas
- Vista a toda a volta das piscinas
- Site dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008
- Site da modalidade Natação nos Jogos Olímpicos

sábado, janeiro 05, 2008

O primeiro sábado de 2008!

.
Começamos os treinos de Sábado do novo ano com muitos mais Cadetes do que o habitual. Parecem estar com vontade de nadar cada vez melhor!
Fantástico!
Esperamos que assim continuem!

Os FluvialCadetes de hoje (clica na imagem para ampliar):

Fotografias do Torregri 1

.
Aqui estão as tão esperadas fotos do Torregri! Os créditos vão para o Sr. Jorge Fernandes, que nos acompanhou nos dois dias da competição. Muito obrigado!

Graças a ele temos fotos de tudo! Em aquecimento, a nadar em plena prova, momentos antes e após a prova, as viagens na carrinha, etc, etc, sem esquecer as habituais "macacadas" do Tiago Araújo, não tivesse sido ele eleito "Cromo do Ano" na época 2006/2007!

Para visualizar as fotos basta clicar no álbum:


Torregri 1

terça-feira, janeiro 01, 2008

De volta à água!

.
Após um curto período para as Férias Natalícias e entrada no Novo Ano os Cadetes voltam aos treinos:

- amanhã, dia 2, pelas 17h45.