sábado, junho 30, 2007

Assiduidade em Junho

Aqui fica o quadro das presenças em Junho, caracterizado pelas boas prestações da Joana e do Paulo, com apenas uma falta, e do Daniel, que regista apenas duas, ou melhor, faltou uma vez, mas foi penalizado com mais uma pelo comportamento incorrecto que teve.

Negativamente vemos o "Sr. Tomás", que teve duas penalizações por mau comportamento... e o "Sr. Vasco" e o "Sr. Frederico" que parecem ter tirado férias...

Atenção que há muitos nadadores que têm poucas presenças. A partir do Daniel todos começam a "perder" treinos, e assim têm muito menos hipótese de evoluir muito....

Clica na figura para veres em tamanho grande:


sexta-feira, junho 29, 2007

Cromo da Semana

Nome: Paulo Martins
Alcunha: "Papalusko"
Ano: 1996
Passatempos: andar de bicicleta,jogar PC e futebol.
Técnica Preferida: Mariposa
Quero ser: engenheiro
Observações: Sem dúvida um belo cromo... Grande Papalusko! mais uma jovem promessa do Fluvial! Sempre atrasado, mas adora nadar e treinar! É dos que dà mais "o litro"! Continua assim!

quarta-feira, junho 27, 2007

Barbatanas


4ª(hoje) e 5ª feira!

Conselhos nº3 e 4

Conselho nº3: A pele

Os grandes escaldões estão fora de moda! Deixa-te disso!

Nunca é demais recordar os cuidados a ter com a exposição solar na nossa pele:

- utiliza SEMPRE protector solar, colocando-o algum tempo antes de te expores ao Sol;

- se tiveres de estar muito tempo exposto ao Sol volta a aplicar o protector;

- informa-te para comprares o protector ideal para o teu tipo de pele. Cada pessoa tem um tipo diferente, o que requer um protector com características distintas. Usa sempre um factor elevado, pelo menos o factor 30.

- atenção aos medicamentos, alguns podem deixar a nossa pele fragilizada! Pergunta ao teu médico!

- sempre que possível mantém-te à sombra, bebe muita água e aproveita as horas mais quentes para fazer outras actividades (descansar, ler, brincar) e diverte-te fora de casa de manhã e ao fim do dia. Assim terás um Verão Fantástico!


Conselho nº4: Óculos de Sol
No Verão todos usamos óculos de sol, no entanto, aqueles que nos custaram apenas 10 ou 15€ vão-nos custar muito mais do que isso, em dinheiro e em saúde, pois as suas lentes são muitas vezes apenas de PLÁSTICO!A luz ultra-violeta pode contribuir para vários problemas nos olhos.

Num dia ensolarado na praia, a exposição sem protecção à luz reflectida pela areia e pela água, pode causar queimaduras na córnea do olho! Onde pode levar? Vários dias “de molho” na cama em tratamento.

Devem utilizar-se óculos escuros, que bloqueiem pelo menos 99% dos raios UVA e UVB. Um par de óculos de Sol de qualidade é um bom investimento!

terça-feira, junho 26, 2007

Conselho de Verão nº2

Vestuário

Evitem usar roupas com fibras sintéticas ou lã, que fazem transpirar e favorecem a desidratação.

Prefiram roupas leves, em algodão e de cores claras, que absorvem menos calor do que as escuras. Estas são duas das "medidas de autoprotecção" que o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil recomendam para fazer face às ondas de calor.

A lista completa, bem como outras informações úteis podem ser consultadas na internet no site www.snbpc.pt.

segunda-feira, junho 25, 2007

Verão Saudável!

O SOL ESTÁ MAIS PERIGOSO DO QUE NUNCA E TODO O CUIDADO É POUCO!!!

Nos próximos tempos vamos colocar aqui conselhos e informações importantíssimas para este Verão! Estes posts são, tanto para vocês, como para os vossos papás!
(adaptado de NotíciasMagazine #787, de 24 de Junho de 2007)

Conselho: imprimam as informações que serão aqui colocadas para consultarem quando quiserem!

As previsões meteorológicas indicam que este Verão vai ser o mais quente dos últimos anos em Portugal
. Os especialistas acreditam que serão atingidas as temperaturas mais altas de sempre! Mais elevadas do que as cinco(!) ondas de calor que atingiram o nosso país o ano passado, entre Maio e Setembro!

O Aquecimento Global do planeta, um tema que vocês já conhecem (clica: post do Aquecimento Global), é uma realidade que já faz estragos no nosso maravilhoso clima temperado, e pode fazer estragos também na nossa Saúde e Qualidade de Vida, se não nos soubermos adaptar.

Nos próximos dias aqui ficarão algumas ideias MUITO IMPORTANTES, que deverão ser seguidas à Risca, para nos mantermos saudáveis e passarmos umas óptimas férias:



Conselho nº1: MUITA ÁGUA
Quando está calor, a transpiração aumenta e consome as reservas líquidas do organismo, por
isso convém beber muita água, mesmo que não se sinta sede. Comam frutos e legumes frescos, que são ricos em água e prefiram alimentos de digestão fácil. Para reduzir ao mínimo a perda de líquidos, mantenham-se num local fresco, à sombra, e evitem fazer esforços físicos nas horas de maior calor.



sábado, junho 23, 2007

Treino de hoje de manhã

O treino teve a presença de apenas 4 nadadores, "Mafy", "Dani", Joana e "Papalusko"! Mas não foi por isso que deixou de ser um treino fantástico!!!

Desde os "Sprints", aos exercícios de técnica, aos quatro em Estafeta contra uma equipa fantasma(!!) até aos metros finais para relaxar na piscina de 50metros!!!!

Com a água a uma temperatura "bacana", acompanhada pelo calorzinho do Sol na piscina, foi uma forma espectacular de começar o dia!!! E principalmente treinaram muuuuito bem!!!


Um abraço para os quatro "cromitos": "Mafy", "Dani", Joana e "Papalusko",

do vosso treinador.

terça-feira, junho 19, 2007

Barbatanas


4ª feira e Sábado!

Cromo da Semana

Nome: Tomás Silva
Ano: 1995
Passatempos: Nadar, futebol e fazer exercício
Técnica Preferida: Mariposa
Quero ser: um grande nadador
Observações: Está no bom caminho para ser um Grande Nadador, tirando o mau comportamento.....que o prejudica....Porta-te bem Tomás!!!

segunda-feira, junho 18, 2007

E se os gelos derretem mesmo?....

Como já deves ter ouvido falar um dos grandes problemas do nosso Planeta é a Poluição que está a levar ao Aquecimento da Terra, derretendo os gelos dos pólos...

No dia 1 de Março arrancou o Ano Polar Internacional, a maior colaboração científica internacional dos últimos 50 anos, centrada nos efeitos deste aquecimento, denominado: aquecimento global!


Se todo o gelo da Antárctida se derretesse, o nível dos mares subiria uns 80 metros. Adeus Lisboa, Londres, Nova Iorque... A cabeça do Cristo Rei, em Almada, poderia ainda ficar de fora de água, pois está 113 metros acima do nível do mar. O mundo tornar-se-ia mais azul, certamente, mas as grandes cidades, onde vive a maior parte da população mundial, ficam sobretudo em zonas costeiras. E essas ficariam debaixo de água...

Este é o principal motivo pelo qual o início do Ano Polar Internacional, que se iniciou dia 1 de Março, é um assunto que diz respeito a toda a gente, em todo o mundo. Os pólos são talvez o factor estabilizador do clima mais importante do planeta, e são os locais da
Terra onde os efeitos do aquecimento global se fazem sentir mais e mais depressa.

“As alterações climáticas têm de ser a preocupação número um para o futuro próximo durante este século. Por causa da importância desta região, pode-se fazer aqui investigação vital, nos oceanos e em terra”, disse o ministro da Ciência britânico, Malcom Wicks, durante a visita que fez à estação científica da British Antarctic Survey em Rothera, perto da ponta da Península Antárctida, o dedo de gelo que se estende na direcção da América do Sul.

Deixo-vos agora uma imagem da zona Centro do nosso país, projectada pelos investigadores ambientalistas, onde se pode ver como ficará Portugal antes do ano de 2100 se nada se fizer para parar o AQUECIMENTO GLOBAL!

(A linha branca no mapa representa o nosso país hoje, ou seja, neste momento tudo para dentro da linha barnca ainda é terra, cidades, casas... Como podes ver tudo isto irá desaparecer!!!Portugal vai ficar reduzido a metade!!!)
Links (onde encontras muitas informações interessantes - vê com os teus pais, será mais fácil entenderes):

- Comité Português para o Ano Polar Internacional 07/08

- as vossas escolas deveriam aderir ao Projecto Latitude60!

Agora deves estar a perguntar-te, mas o que posso eu fazer para mudar tudo isto???

Bem, a resposta já foi aqui dada, dia 17 de Abril, quando foi colocado no Blog, na secção "Conselhos" o tema POUPAR ENERGIA!!!

por isso, clica já:

- post Poupar Energia

quarta-feira, junho 13, 2007

Cromo da Semana

Nome: Joana Amorim
Alcunha: "Joaninha"
Ano: 1997
Passatempos: passear e andar de bicicleta no Parque da Cidade, ver televisão.
Técnica Preferida: Mariposa
Quero ser: ainda não sabe
Observações: Muito bem comportada e muito empenhada. E que grande Mariposista!!! Grande Joaninha!

domingo, junho 10, 2007

Barbatanas


Esta semana: 2ª / 5ª / 6ª

Cadetes no 24H!


Foi ontem pelas 17h que nadaram os nossos Cadetes no Torneio 24H!

Faltando ainda receber os resultados oficiais pode dizer-se que tiveram uma boa prestação.

È certo que a maior parte dos tempos obtidos não foram os melhores de sempre, mas isto deveu-se a ainda não termos treinado a sério para as provas de 50, 100 e 200 metros. Para estas provas iremos agora treinar nas próximas 4 semanas, para estar em grande forma no Torregri 3!

Mesmo assim registaram-se alguns records pessoais:

Joana - 200L - 2,59,15
Tomás - 100L - 1,12,83
Joana - 100L - 1,22,53
Tomás - 50L - 31,97
Joana - 50L - 37,00
Maria - 50L - 39,62
Beatriz Valente - 43,22

Clica AQUI para ver os tempos efectuados!
_____________________________________________________________

No Campeonato de Cadetes a Equipa 1 voltou a somar mais pontos, distanciando-se um pouco mais, como podem ver!

Desta forma o Torregri 3 é cada vez mais importante para o nosso Campeonato, pois irá decidir tudo!!!


Beijinhos e Abraços
Continuação de Bom domingo e venham com MUITA VONTADE treinar esta semana!

sexta-feira, junho 08, 2007

Horário 24H

Os Cadetes que irão participar no Torneio 24h do LSC deverão estar:

na Piscina Municipal da Senhora da Hora,

às 16h15!

-Maria Cunha
-Joana Amorim
-Cristiana Couto
-Beatriz Valente
-Paulo Martins
-Tomás Silva
-José Freitas
-Sebastião Maia


Aula - Avaliações


Quarta-feira, dia 6, após o treino de água, os Cadetes assistiram a mais uma Aula de Natação, desta vez com o tema: "Avaliações do Treino".

Nesta aula, onde infelizmente o Tomás, Daniel e Frederico não estiveram interessados em assistir, os jovens nadadores do CFP ficaram a saber o que são estas avaliações, para que servem, porque são importantes e depois falamos de alguns dos testes, principalmente aqueles que eles realizam.

A aula foi muito agradável, todos estiveram muito interessados, principalmente a Joana, Tiago, e Inês!

Enfim, mais um bom momento para recordar e onde os Cadetes aprenderam um pouco mais da nossa fantástica modalidade, a NATAÇÃO!!!



Nota: façam o pedido da aula, que eu envio, para supranc@hotmail.com.


terça-feira, junho 05, 2007

Cromo da Semana

Nome: Daniel Laureano
Alcunha: "Dani"
Ano: 1995
Passatempos: nadar, jogar futebol, ouvir e tocar heavy-metal, estar com os amigos e ir a "grandes party´s"
Técnica Preferida: Crol e Mariposa
Quero ser: Cantor de Heavy-metal
Observações: É o Cadete mais apaixonado pela Natação! Treina bem, esforça-se, só tem de controlar mais a ansiedade antes das competições pois tem muito para dar! Keep going Dani!

domingo, junho 03, 2007

Barbatanas

Esta semana:

3ª 5ª e Sábado!

Assiduidade Maio

O mês de Maio foi difícil...

Muitos doentinhos...Provas de Aferição...testes...


Não houve tantas presenças como estamos acostumados... No entanto ainda houve o regresso da Inês e integração da Sofia Valente no nosso grupo!


Aí ficam as presenças deste mês que passou - clica na imagem para veres em grande:

sexta-feira, junho 01, 2007

Dia da Criança

1 de Junho - Feliz Dia Mundial da Criança!



A celebração da Criança faz-se hoje, dia 1 de Junho, em todo o Mundo!


Espero que tenhas um dia FANTÁSTICO e cheio de ALEGRIA!





Sabias que, como criança, tens direitos?

Em 1959 a ONU (Organização das Nações Unidas) escreveu e aprovou a "Declaração dos Direitos da Criança".

Esta declaração é composta por 10 artigos, muito simples, que dizem respeitos ao que podes fazer e ao que as pessoas responsáveis por ti devem fazer para que sejas feliz, saudável e te sintas seguro.(É claro que tu também tens responsabilidades
para com as outras crianças e para com os adultos para que também eles gozem dos seus direitos.)

Clica já:
Direitos das Crianças


Aqui ficam uns jogos para te divertires:
Jogos Junior

FELIZ DIA DA CRIANÇA!